Looking For Anything Specific?

 




Direitos humanos querem proibir o uso do sutiĆ£ com bojo no Brasil



“EntĆ£o, Ć© o caso de proibir tambĆ©m o funk. Tem coisa mais erotizante para a crianƧa do que o funk, em que meninas pequenas rebolam atĆ© o chĆ£o e danƧam na boquinha da garrafa? Sem contar as letras com forte apelo sexual”, atacou o empresĆ”rio MĆ”rcio Luiz Primo, dono da Lila Lingerie, em SĆ£o Paulo, que produz cinco mil peƧas por mĆŖs para crianƧas. 


Rio - A polĆŖmica sobre sutiĆ£s com enchimento para crianƧas com idades de 6 a 12 anos extrapolou as fronteiras do Brasil e aportou na OrganizaĆ§Ć£o dos Estados Americanos (OEA), que deverĆ” decidir em 90 dias se recomendarĆ” ou nĆ£o ao governo brasileiro a proibiĆ§Ć£o da venda do produto no paĆ­s.
A denĆŗncia Ć  ComissĆ£o Interamericana de Direitos Humanos da OEA foi encaminhada na sexta-feira passada pela OrganizaĆ§Ć£o de Direitos Humanos Projeto Legal e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, que consideram os sutiĆ£s uma forma de erotizaĆ§Ć£o das crianƧas, alĆ©m de ser prejudicial Ć  saĆŗde delas (produz suor excessivo)

Em 2013, as duas entidades de direitos humanos pediram que o MinistĆ©rio PĆŗblico do Estado do Rio de Janeiro instaurasse inquĆ©rito civil pĆŗblico para investigar o comĆ©rcio do produto com o objetivo de combater o processo de erotizaĆ§Ć£o de crianƧas e adolescentes. 

Em dezembro, a promotora Ana Paula Ribeiro Rocha de Oliveira arquivou a representaĆ§Ć£o, alegando que os sutiĆ£s nĆ£o detĆŖm qualquer cunho erĆ³tico e sexual. “Pelo contrĆ”rio, vislumbra-se atĆ© uma forma de proteĆ§Ć£o aos seios de forma a evitar a transparĆŖncia e aparecimento dos mamilos, que muitas vezes ocorre nos sutiĆ£s sem esse enchimento”, disse a promotora em seu despacho. 

Carlos Nicodemus, advogado da OrganizaĆ§Ć£o de Direitos Humanos Projeto Legal, recorreu da decisĆ£o ao Conselho do MinistĆ©rio PĆŗblico, que no inĆ­cio deste mĆŖs referendou a sentenƧa de arquivamento da promotora. “Esgotamos internamente os recursos no Brasil e, por isso, estamos recorrendo Ć  OEA, com base no Estatuto e na ConvenĆ§Ć£o Internacional sobre os Direitos da CrianƧa e do Adolescente”. Se a comissĆ£o da OEA acatar a denĆŗncia e recomendar medidas administrativas e econĆ“micas para coibir a comercializaĆ§Ć£o dos sutiĆ£s com enchimento, cabe ao governo brasileiro acatĆ”-las. 

“Caso contrĆ”rio, a Corte Interamericana de Direitos Humanos intercede e a recomendaĆ§Ć£o passa a ter cunho de decisĆ£o e obrigatoriedade, jĆ” que o Brasil reconheceu os poderes do Ć³rgĆ£o judicial em 1999”, explicou Nicodemus.

SexualizaĆ§Ć£o infantil pode gerar frigidez 

Para a doutora em psicologia clĆ­nica e professora da PUC-RJ Teresa Negreiros, o tema da erotizaĆ§Ć£o precoce Ć© antigo. “As meninas sĆ£o impĆŗberes e jĆ” assimilam o corpo adulto que nĆ£o tĆŖm. Os tempos mudaram, mas nĆ£o a ponto de se permitir prejuĆ­zos psicossociais na infĆ¢ncia”, avalia. 

“As crianƧas vivem uma idade que nĆ£o tĆŖm e uma idealizaĆ§Ć£o de imagem para a qual ainda nĆ£o sĆ£o amadurecidas. As famĆ­lias estĆ£o dominadas pelos desejos infantis, prejudiciais aos aspectos educacionais. Essa exacerbaĆ§Ć£o da sexualidade pode levar a um processo de frigidez no futuro.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-05-21/polemica-da-venda-de-sutia-para-meninas-vai-parar-na-oea.html

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios